COMPLIANCE NISSAN
O que é Compliance?
O termo Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. Nesse sentido, agir em Compliance significa conhecer e obedecer a leis, normas da organização, políticas e procedimentos recomendados, além de evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer na companhia. Indo além, é sentir o quanto são fundamentais a ética e a idoneidade em todas as atitudes dos funcionários, terceiros, estagiários, representantes e parceiros de uma organização.
Para conhecer melhor o que é Compliance e o Programa de Compliance da Nissan, veja o vídeo abaixo.
de Compliance
O Programa
Estar em Compliance é prioridade total para a Nissan, por isso trabalhamos para elevar a maturidade do tema em todos os níveis da organização. Seja com relação aos funcionários, fornecedores, prestadores de serviço ou clientes, o objetivo é o mesmo: agir de maneira ética, eficiente e de acordo com as políticas e valores da companhia, respeitando sempre a legislação. Para isso, realizamos ações internas, como desenvolvimento de políticas, campanhas e treinamentos, e externas, como análise de fornecedores e disponibilização do canal de denúncias SpeakUp, aberto também ao público.
Conheça abaixo como a área de Gerenciamento de Riscos se estrutura na Nissan:
Código de Ética
A Nissan acredita em sempre fazer o que é correto no dia a dia de seus negócios, tendo altos padrões de ética e sustentabilidade. É por isso que criou o Código de Ética da Nissan América Latina, que fundamenta as diretrizes éticas que devem ser seguidas por todos os funcionários, parceiros de negócio e concessionários ligados à empresa. Todos os profissionais da Nissan estão comprometidos com os princípios do Código de Ética, e a empresa visa trabalhar apenas com os parceiros comerciais que compartilhem de suas diretrizes.
O código também conta com a Cartilha de Ética e Conduta da Nissan América Latina para Terceiros, voltada especialmente para os parceiros de negócio.
Conheça o nosso Código de Ética:
SpeakUp
O SpeakUp é um canal de denúncias desenvolvido para relatar, de forma segura e confidencial, atividades que estejam em desacordo com as leis, a ética, as políticas e procedimentos da Nissan.
Para acessá-lo, clique aqui.
confidencial
Acesso fácil e
O Canal de Denúncias SpeakUp é uma alternativa disponível a todos os funcionários e demais parceiros de negócios, como clientes, fornecedores e concessionários. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 0800-000-0546 e pelo site www.speakupnissan.com, seja para relatar ou acompanhar o andamento da sua dúvida ou denúncia.
É importante destacar que todos, mesmo os que optarem por se identificar no momento da denúncia, estão protegidos contra retaliações, conforme previsto por procedimentos internos.
Para garantir a segurança e o total sigilo das informações e dos dados pessoais, a gestão do SpeakUp é terceirizada e de responsabilidade de uma empresa independente.
relatar
O que
O seu relato pode ser sobre qualquer tipo de violação sofrida ou presenciada, seja ela às leis, ao Código de Ética, às políticas ou aos procedimentos da empresa. Podemos citar, como exemplos:
• Falsificações ou fraudes;
• Assédio;
• Uso ou posse irregular de bens e produtos da empresa;
• Vazamento ou uso de informações sigilosas, ou que possam prejudicar a empresa;
• Ações contra o meio ambiente ou em desacordo com a legislação.
pelas investigações
Responsáveis
As áreas de Compliance e Recursos Humanos da Nissan América Latina são as responsáveis por conduzir as investigações das denúncias. Dependendo dos níveis hierárquicos envolvidos, esta responsabilidade cabe ao Departamento Global de Compliance, no Japão.
Compliance
Em
Com mais esta ferramenta, a Nissan segue atuando de acordo com as normas e regulações de mercado nacionais e internacionais voltadas para a importância da denúncia de irregularidades.